Este mês, a GDSUN realizou um treinamento de combate a princípio de incêndios florestais para capacitar as equipes de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e Operação e Manutenção (O&M) na prevenção, monitoramento e controle de incêndios.
O curso teve duração de oito horas, dividido entre aulas teóricas na parte da manhã e práticas em campo durante a tarde.
Os principais temas abordados incluíram o conceito de incêndio florestal, características dos combustíveis florestais, a propagação e os efeitos do fogo sobre o meio ambiente, além de estratégias e técnicas de combate, como o uso de bombas costais e abafadores. Também foram explorados tópicos como noções de meteorologia, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ferramentas manuais, transporte de equipamentos e a legislação aplicada ao combate a incêndios.
Na parte prática, as equipes participaram de simulações reais de combate, planejamento de prevenção, queima controlada, e receberam treinamento sobre resgate e medidas de segurança.
Durante o treinamento, os participantes se envolveram em atividades como a montagem de linhas de defesa, o uso correto de ferramentas e meios de deslocamento no combate a incêndios, além de práticas de resgate em campo. Um reforço especial foi dado à correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O treinamento foi liderado por um bombeiro militar experiente, garantindo que a formação fosse de alta qualidade e realista para os colaboradores da GDSUN.
A capacitação das equipes em segurança do trabalho e mitigação de riscos ambientais é uma das prioridades da GDSUN, refletindo nossa atenção à segurança dos colaboradores, dos ativos e preservação das áreas onde operamos.
Nas fotos, as equipes das usinas Bom Jesus da Lapa, e Salto de Pirapora.
Comments