O sucesso de nossos projetos de implantação de usinas fotovoltaicas (UFV) exige um processo contínuo de planejamento e execução. O prazo para conclusão do projeto é, no máximo, a data regulatória de energização, que marca a entrega da usina. A partir desse marco, trabalhamos de trás para frente, organizando todas as aquisições e contratações necessárias para fechar o cronograma executivo do projeto.
A área de Planejamento entra em ação assim que o desenvolvimento de um novo projeto é concluído. Realizamos todo o planejamento estrutural, orçamos os componentes e ajustamos o cronograma para acomodar cada etapa do processo: desde a aquisição de equipamentos e logística até a execução das atividades e a entrega final do projeto. Este acompanhamento constante das atividades e a gestão rigorosa dos contratos são essenciais para assegurar que os prazos sejam cumpridos.
Um dos maiores desafios na construção de uma usina fotovoltaica é integrar as partes interessadas e acondicionar as atividades dentro do curto prazo de obra. Fazer com que cada parte realize suas obrigações conforme as condições e prazos estabelecidos exige coordenação precisa.
Para garantir que o planejamento não fique apenas no papel, utilizamos diversos pontos de controle, desde checklists simples até softwares de gestão avançados. “O segredo é ter o controle da obra através de Pontos de Controle, controlar a qualidade das entregas e ter Planos de Contorno (o famoso “plano B”) pré-estabelecidos”, explica Vinicius Costa, gerente de Supply e Planejamento.
Para que tenhamos sucesso na execução do que foi planejado, é essencial contar com pessoas capacitadas e motivadas. Mais do que ferramentas, são as pessoas que fazem a diferença. A interação entre as partes interessadas, tanto internamente quanto externamente à GDSUN, é fundamental para cumprir os prazos e combinados. Essa integração bem estabelecida nos permite transformar a luz solar em energia e levar sustentabilidade a diversos clientes empresariais.
コメント